Solanaceae

Athenaea cuspidata Witasek

Como citar:

Eduardo Amorim; Mário Gomes. 2021. Athenaea cuspidata (Solanaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

82.432,775 Km2

AOO:

80,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Rodrigues e Stehmann, 2020), com distribuição: no estado do Espírito Santo — nos municípios Cariacica, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Alto Caparaó, Caparaó, Carangola e Simonésia —, e no estado de São Paulo — nos municípios Caraguatatuba, Miracatu, Registro, Salesópolis, Santo André e Sete Barras.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Mário Gomes
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore ou arbustos com até 3 m de altura (Rodrigues e Stehmann, 2020). Possui distribuição e diversos municípios dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Rodrigues e Stehmann, 2020). Apresenta EOO= 71479km² e mais de 10 situações de ameaças. Athenaea cuspidata foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento. A espécie poderia ser avaliada como ameaçada por B2, contudo, o número de situações de ameaças supera limiar para se enquadrar em uma categoria ou ainda, dados que possibilitem afirmar que A. cuspidata está severamente fragmentada. Adicionalmente, não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros. Além disso, não existem estudos afirmando que os usos descritos até o momento, comprometam sua perpetuação na natureza. Recomendamos ações de pesquisa (distribuição, tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Razão para reavaliação? New information
Justificativa para reavaliação:

Novos dados de distribuição foram disponibilizados para a espécie.

Houve mudança de categoria: Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Denkschr. Kaiserl. Akad. Wiss., Wien Math.-Naturwiss. Kl. 79, 318, 1910.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree, bush
Longevidade: perennial
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore ou arbustos com até 3 m de altura. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Rodrigues e Stehmann, 2020).
Referências:
  1. Rodrigues, I.M.C., Stehmann, J.R. 2020. Athenaea. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB14574. (acesso em 01 março de 2021).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território São Paulo - 20 (SP), Território Espírito Santo - 33 (ES).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental do Pico do Goiapaba-Açu, Área de Proteção Ambiental Municipal do Monte Mochuara, Área de Proteção Ambiental Serra da Vargem Alegre, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual do Forno Grande, Parque Nacional de Caparaó e Parque Natural Municipal Goiapaba-Açu.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.